A Memória Operacional é um tipo de memória de curto prazo. Esta memória nos auxilia no armazenar e manipular informações temporárias e realizar tarefas cognitivas complexas como a compreensão da linguagem, a leitura, a aprendizagem ou o raciocínio. A Memória Operacional é uma parte essencial da tomada de decisões e do correto funcionamento das funções executivas. Por isso, quando é alterada, causa síndromes e vários transtornos da aprendizagem como o TDAH, a dislexia, entre outras . Os equipamentos de biofeedback e neurofeedback, são jogos desenvolvidos exclusivamente para o treinamento neural e auxiliar o cérebro como um todo. Estes treinamentos podem ser utilizados em todas as idades.
Pode ocorrer que uma pessoa distraída não tenha déficit ou falta de atenção, mas sim problema com o controle sobre a direção de sua atenção. A diferença entre o breve devaneio e o foco nem sempre está claro para uma pessoa com desafio de atenção e, em grande parte, porque existem vários graus dos dois estados mentais. O equipamento exclusivo para o treinamento do foco, indica a diferença entre o foco e o breve devaneio que nos acomete durante o dia e, em termos de atividade cerebral, foco é foco. O treinamento de atenção só ocorrerá através do feedback que o alertará para o momento quando estamos prestando atenção ou não. Somente assim compreenderá concretamente a dinâmica do seu cérebro. Sem teclado, sem mouse e sem controle, apenas a sua mente. Muito mais que um simples jogo cognitivo.
Os exercícios focados no Treino da Memória de Trabalho ou Memória Operacional são responsáveis por manter e organizar as informações, sejam elas recentes ou informações armazenadas há algum tempo permitindo que essas informações sejam utilizadas durante o raciocínio. Por estar relacionada à capacidade de concentração e foco, ela é essencial para o aprendizado, como também, para outras habilidades cotidianas. Melhora o raciocínio complexo, foco atencional, controle de impulsividade, capacidade de lembrar e seguir instruções, organizar informações, favorece a motivação, aumenta a autoconfiança e autoestima, a concentração, o planejamento e organização.
Os exercícios focados no Treino de Flexibilidade Cognitiva geram benefícios para o cérebro como auxiliando no desenvolvimento da memória espacial, memória operacional, agilidade de raciocínio espacial, raciocínio de planejamento, raciocínio quantitativo, cálculo numérico, alternância de tarefas, rapidez no processamento de informações, percepção viso espacial, acuidade visual, orientação espacial, atenção dividida e seletiva, treino para a inibição de respostas, auxiliando diretamente nas habilidades sociais entre diversas outras funções cerebrais importantes ao nosso dia a dia.
Alguns dos exercícios exercitam essas habilidades diretamente e você perceberá que eles ajudam a melhorar o funcionamento do seu cérebro à medida que você os pratica.
Outros exercícios treinarão a acuidade auditiva e sensoriais – treino auditivo para diferenciar tipos de sons, memória auditiva como também exercícios para detectar rapidamente objetos na tela.
Conforme o treinamento avança, mais difíceis se tornam os desafios e o programa ainda oferece um medidor de progresso e sugestões de treino para um desempenho cada vez melhor. Conforme os treinamentos e o desempenho, a solução analisa sua performance e elabora exercícios adequados não só para a sua idade cognitiva como emocional.
Tudo isto que te falei é quase nada diante do novo mundo que está se abrindo! Esta mudança generalizada – ao que chamamos de transferência real da prática do exercício virtual para melhoria nas funções do dia a dia – é o nosso maior objetivo!